Youtube Google
Como já é conhecido por todos nós, as organizações terroristas têm utilizado redes sociais para promoverem as suas ideologias e publicitar as suas causas. A rede social Youtube é uma das maiores na internet com uma base de dados de vídeos enormes. As suas políticas de privacidade e de combate à pirataria já são conhecidas e trabalhadas há alguns anos com algoritmos que prevêem a deteção de infrações aos seus termos de utilização.

O Youtube e a Google são das maiores empresas da internet e em conjunto vão agora desenvolver medidas antiterroristas com 4 medidas para deteção e eliminação de propaganda terrorista nos vídeos e canais postados na rede.

O Youtube e a Goole não são os únicos nesta luta, neste novo projecto vai contar com ajuda de outras grandes redes sociais como o Facebook e o Twitter. Este tipo de projeto nos dias de hoje tornam-se essenciais no combate ao terrorismo, tendo de minimizar a exposição destas organizações no mundo da internet retirando-lhes algum poder. Não vão ser estas medida que iram acabar com o terrorismo no mundo, mas nesta luta toda ajuda é bem-vinda especialmente das grandes empresas controlam as redes sociais e são as bases de distribuição de informação..

As 4 medidas que o Youtube pretende implementar baseiam-se em identificar, despromover, banir e promover conteúdo anti-terrorista. Todos os vídeos encontrados serão eliminados de imediato.

Automatização

A primeira medida que o Youtube quer aplicar é a criação de um algoritmo e um sistema de automatização que consiga detetar vídeos considerados terrorista ou com propaganda terrorista na sua plataforma. Este tipo de sistema de identificação já existe num formato semelhante e com outro tipo de aplicações que não a deteção de vídeos terrorista.

Trusted Flagger

O Youtube tem uma das maiores comunidades de utilizadores no mundo e para controlar o conteúdo que circular na plataforma existe um programa chamado “Trusted Flagger”. Este programa é constituído por um número selecionado de pessoas que trabalham para detetar violações nos termos de utilização da plataforma. A segunda medida a aplicar é o colocar mais pessoas no programa “Trusted Flagger” para se dedicarem a deteção de conteúdo terrorismo.

Despromoção

Será eliminado todo e qualquer conteúdo terrorista. O Youtube irá tomar uma posição mais firme quanto a vídeos de conteúdo considerado radical e extremista seja ele religioso ou politico. Este tipo de vídeos sofrerão uma despromoção e será removida toda a possibilidade de ganhar dinheiro nos canais onde o vídeo foi publicado.

Anti-terrorismo

Criação de conteúdo anti-terrorista para ser partilhada pela comunidade e pelo mundo. Começando por dirigir este tipo de conteúdos a pessoas ou canais que já tenham sido alvo de propaganda terrorista. O Youtube pretende usar os anúncios com forma de divulgação deste conteúdo anti-terrorista, podendo contar com a ajuda do Facebook e Twitter nesta medida.

Para conhecer mais sobre os planos do Youtube e da Google sobre como vão lutar contra a propaganda terrorista, poder ler o o post feito pela Google no seu blog oficial:  https://blog.google/topics/google-europe/four-steps-were-taking-today-fight-online-terror/