A Deep Web consiste em servidores de redes inalcançáveis na internet, ou seja, é uma parte da rede que não navegável pelos motores de buscas comuns como google.
É necessário um software para conseguir aceder a sites na DW, mais existe ainda outros nível dentro desta rede, em que só é acessível através da instalação de hardware próprios.
A deep web é um internet encriptada, tornando os seus utilizadores completamente anónimos em que nenhuma informação pode ser ligada a estes, tanto as pessoas que nela navegam como a pessoas activas na rede.
Historicamente não conseguimos determinar um criador, existem algumas teorias que nos permitem apontar uma data para a sua criação.
Durante a Segunda Guerra Mundial os Japoneses criaram uma rede que os permitei comunicar sem que os Aliados descobrissem. Criaram um network de comunicação em que todas as mensagens eram encriptadas. Isto foi a base para o que agora designamos como Deep Web.
Actualmente é vista como uma internet usadas por criminosos, com o único objectivo de servir como plataforma para serviços ilícitos.

Deep Web em Portugal e no Mundo

A população ainda desconhece esta rede apesar de informação disponível.
Mundialmente esta internet já bastante conhecida e constituem um problema grave na sociedade actual.
A deep web tornasse conhecida para o publico em geral a quando do escândalo do Wikileaks.
O escândalo do Wikileaks foi sobre a libertação publica de documentos confidencias dos USA, por parte do seu criador Jullian Assanger. Documentos esses que comprometem o governo dos USA, na guerra do Iraque entre milhares de outros documentos divulgados.
A deep web foi um meio importante para tornar esta divulgações possíveis, esta permitiu que os documentos fossem enviados e guardados sem a deteção do governo.
Podemos considerar isto um marco histórico dos tempos modernos, em que a deep web teve um grande contributo.

Aumento da sua Popularidade

Ela regista um aumento de popularidade e de utilizadores depois das descobertas feitas por Edward Snowden.
Em 2013, Snowden revelou ao mundo que o governo dos USA estava vigiando e tinha acesso a toda a informação sobre todas as pessoas do mundo.
Neste ponto a dar web revelou se uma solução para evitar a violação de privacidade e uma maneira de fugir ao controlo. O que é optimo para qualquer tipo de atividade ilícita.
As características desta rede tornam-na local ideal para o surgimento de criminalidade de todo o tipo. Este é potenciador de comportamentos desviantes.
Iceberg deep web
O facto de a rede tornar os seus utilizadores anónimos, seguros e indetetáveis, faz com que se torna mais fácil continuarem com os seus comportamentos desviantes pois isto torna-os impuníveis perante a lei e a reprovações sociais.
Estas características dão uma liberdade tanto aos consumidores destes serviços como aos seus vendedores. Vendedores estes que aqui podem publicitar, creditar e fazer grandes programas de marketing para os seus produtos, criando mercado dentro da rede.
Na deep web encontramos todo o tipo de comportamentos desviantes desde a compra de drogas ate a pedofilia. Encontramos comportamentos desviantes que são cruzamentos de vários domínios como o social e o legal, comportamentos desde a transgressão desordem crime e o desvio.
Para os utilizadores é muito mais segura e fiável comprar serviços na deep web do que nas ruas onde estão expostos a todo o tipo de perigos.
A solução para muitos destes utilizadores manteres os seus comportamentos de forma segura é através da rede.
A deep web é uma consequência da evolução dos tempos.
Actualmente vivemos numa era cientifica e tecnologias em que os avanços tecnológicos são cada vez mais frequentes e universais e então a disposição de toda gente.

Veja mais sobre a o que é a deep web.