O Tinder é uma das aplicações de encontros mais utilizadas no mundo. Ponto final. Nesta, basicamente passamos por um enorme conjunto de perfis de pessoas e escolhemos se gostamos do que vimos ou não. Se gostamos do perfil “swipe right”, se nao gostamos “swipe left”. Se algum dos perfis que gostamos anteriormente também gostou do nosso temos um “match”, abrindo um chat para começarem a falar e a magia acontecer.

Mas como no mundo da internet nada é o que parece, será que a pessoa com quem estamos a falar é real ou um robot? Vamos dar-lhe dicas para perceber se esta a falar com um “príncipe” ou “princesa” encantada ou, simplesmente… um robot.

Tim scam

Este esquema de perfis falsos é usado para tentar roubar informações pessoais ou direcionar para outro tipo de sites.

Os Robots são sistemas automatizados de resposta capazes de manter conversa simples para te enviar links que te levam a sites onde te roubam a informação ou tentam convencer-te a instalar softwares maliciosos.

Se caíres no erro que instalar algum destes softwares ou clicares em algum destes links existe uma grande probabilidade de teres sido roubado de alguma maneira, tudo o que tenhas em formato digital está em perigo. Se já estás a ler esta informação tarde de mais procura ajuda de algum profissional porque provavelmente a tua informação já esta na posse de alguém. Desinstala a aplicação e muda todas as tuas passwords.

Em termos legais provavelmente não vais conseguir muita coisa porque estes tipos de esquemas são difíceis de detetar. Segundo um especialista de segurança os homens são mais prováveis de cair neste esquema se a outra pessoa for uma mulher atraente. Os perfis destes robots são normais e aparentemente legítimos, com fotografias de perfil e informações pessoais, mas como estes dados são falsos têm imperfeições que te devem levar a suspeitar que alguma coisa está errada.

Este esquema não existe só no Tinder… ele é usado em outras redes sociais com os mesmos objetivos.  No Facebook acontece com aqueles pedidos de amizade por pessoas que não conheces, sendo que no WhatsApps também já foram reportados casos de pessoas que foram enganadas por estes robots.

Segue as nossas dicas e esta atento quando começares a falar com algum no Tinder.

Respostas demasiado rápidas

Estes robots respondem de forma automática, o que resulta numa resposta demasiado rápida ou quase imediata. Por norma uma resposta dada por uma pessoa real não é instantânea. Após receberes um “Match” receberes imediatamente uma mensagem, cuidado, pode ser um Robot.

As respostas do Robot são instantâneas porque já estão predefinidas e são que são ativadas de acordo com a tua mensagem.

Mensagens genéricas pouco complexas

As respostas são limitadas e predefinidas previamente, através do software que cria conversa básicas. Os bots são incapazes de responder a perguntas mais complexas ou diretas, eles estão programados para responder a um nível básico de conversas com respostas como “Estou tao cansada, preciso de uma massagem”.

Uma pergunta complexa em que a resposta é imediata e nada a ver com a pergunta deve ser uma red flag a que deves estar atento.

Facebook

Para estar no Tinder precisas de ter um perfil de Facebook. Este bots recorrem a perfis falsos de Facebook, se fizeres uma pesquisa simples vais ver que este perfil não tem amigos nem interesses associados. Um traço comum destes robots no Facebook é a sua foto de perfil demasiada “hot” (é sempre um homem de tronco nu ou uma mulher descascada). Muitas vezes dá perfeitamente para ver que são fotos encontradas na net, em que a pessoa que esta na foto de perfil não é a mesma que está nas outras.

Pede Informação Pessoal

Isto é claro sinal que alguma coisa não esta bem. Mas infelizmente ainda existe muita gente enganada por estes truques mesmo quando o robot pede informações pessoais explicitamente. Nunca dês informações pessoais a ninguém na internet.

Aproveita para conhecer também a nova aplicação que vai revolucionar o mercado das Datting Apps